ESTÉTICA CIENTÍFICA

ESTÉTICA CIENTÍFICA

sábado, 28 de agosto de 2010

REDUÇÃO DE MEDIDAS

Em busca de uma bela silhueta sem passar por cirurgias, pós operatórios, ficar de molho em casa por conta de edemas,tem levado varias pessoas a procurar recursos estéticos para se manter dentro dos padrões atuais de beleza, associado a uma dieta balanciada e prática de atividade física, os tratamentos estéticos tem conseguido ótimos resultados e atingir esses objetivos,é com isso, aumentando a auto estima de quem realmente quer mudar e melhorar seu visual e sua qualidade de vida.

Através de procedimentos e recursos usados na estética podemos usar a termoterapia e a crioterapia como tratamento na redução de medidas.

A termoterapia e a crioterapia, significa terapia com calor e frio. E a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta em aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos. O organismo humano é homeotêrmico, ou seja.mantem sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que seja mantido dentro destes limites, a temperatura e regulada através de mecanismo ativados pelo cérebro de aquecimento e resfriamento. Estes mecanismos quando ativados, aceleram o metabolismo basal e com isso, a queima de caloria favorecendo os tratamentos estéticos.



Resumo

O tratamento é o mecanismo de ação primordial . Não existe tratamento idênticos,cada caso e um caso, por isso o profissional deve saber qual deve ser o regime a ser adotado, começando pela história de vida completa, todas as complicações devem ser abordadas, através de ficha de anamenese.Quando se trata de peso não existe milagres,encontra sim soluções que permitem reencontrar o equilíbrio sem prejudicar a saúde.E vital que tenhamos técnicas objetivas. Um bom conhecimento para que possamos avaliar e indicar o melhor tratamento, e com isso,conseguir um bom resultado .

TERMOGÊNESE (efeitos fisiológicos)

Como ocorre a termogênese:
Se mantivermos calor externo, aquecendo o tecido superficial, provocaremos um desequilíbrio térmico entre a superfície do organismo e seu interior. Para restabelecer o equilíbrio, o hipotálamo (responsável por regular a temperatura do nosso corpo), considerado nosso termostato, provoca a sudorese. O objetivo é levar líquido à superfície externa do tecido, para que, através da evaporação, seja tirado calor do tecido, a fim de baixar a temperatura externa, restabelecendo o equilíbrio térmico.
Mas, como a fonte externa de calor não permite isto, obriga, portanto, o hipotálamo a buscar outra forma para se restabelecer. Já que não se consegue baixar a temperatura externa, só resta a alternativa de elevar a temperatura interna. Para isto, é necessário que se produza calor internamente. Este calor virá de nossas reservas orgânicas, na transformação da gordura em calor, ocasionando, assim, a queima de gordura e, conseqüentemente, a redução de medidas. Deste modo, com algumas sessões, obtêm-se bons resultados.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FICHA DE ANAMNESE PARA DEPILAÇÃO

TODO PROCEDIMENTO EXECUTADO DENTRO DE UMA SALA DE ESTÉTICA OU CABINE,DEVERÁ TER UMA FICHA DE ANAMNESE,ATÉ MESMO UMA SIMPLES DEPILAÇÃO A CÊRA ESSA FICHA DE AVALIAÇÃO DEVE CONTER DADOS RELEVANTE DA CLIENTE,COMO OS PESSOAIS:NOME,DATA DE NASCIMENTO,SEXO,ENDEREÇO,BAIRRO CEP.,TELEFONE (RES.) CELULAR E TRABALHO,PROFISSÃO E INDICAÇÃO.

FICHA DE ANAMNESE
1 - JÁ SE SUBMETEU A ALGUM TIPO DE DEPILAÇÃO? QUAL?
2 - QUANDO FEZ A DEPILAÇÃO TEVE ALGUMA REAÇÃO ALÉRGICA? QUAL?
3 - COMO A PELE SE APRESENTOU A REAÇÃO? VERMELHIDÃO,COCEIRA,INCHAÇO,OUTROS.
4 - ESTÁ GRAVIDA? OU AMAMENTANDO?
5 - APRESENTA ALGUMA LESÃO NO LOCAL QUE IRÁ FAZER A DEPILAÇÃO?QUAL TIPO E EM QUE ÁREA?
6 - TEM VARIZES?
7 - FAZ TRATAMENTO NO MOMENTO PARA A PELE? QUAL?
8 - TEM PROBLEMAS HORMONAIS?
9 - FEZ ALGUM TIPO DE CIRURGIA NOS ULTIMOS 6 MESES? QUAL?
10 -TEM PROBLEMAS DE PÊLO ENCRAVADOS?
11 - NO MOMENTO TEM ALGO QUE IMPEÇA DE FAZER A DEPILAÇÃO? MESTRUAÇÃO,DOR DE CABEÇA,FEBRE..OUTROS DESSE TIPO?

DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS QUE E DE MINHA RESPONSABILIDADE PELA VERACIDADE DAS RESPOSTAS ACIMA


ASS. DO CLIENTE:
DO PROFISSINAL:
DATA

COMPRESSA E MÁSCARA COM ÓLEOS ESSÊNCIAIS (protocolo)

Os óleos essênciais de FLORES são os mais indicados no tratamento da pele, adicionados a compressas e máscaras manipulados com creme neutro,gel ou loção neutras.Usamos os óleos essênciais de CIPRESTE ou JUNÍPERO nos fechamentos de poros,ALOE VERA na hidratação.ATENÇÃO!!! NUNCA USE ÓLEO ESSÊNCIAL DIRETO NA PELE SEM ANTES ESTAR MANIPULADO POR OUTROS CARREADORES.

COMPRESSAS (protocolo)

Coloque 3 gotas de mistura adquada em um recipiente com agua morna,pegue um chumaço de algodão ou gase embeba no líquido,deixe por 5 minutos no local desejado repita por 3 vezes.


MÁSCARAS (protocolo)

As máscaras tem várias funções,nutrição da pele,eliminar toxinas,hidratar,estimular e outros.
Os componentes básicos de uma máscara para uso com os óleos essênciais são: ARGILA,FRUTAS,VERDURAS,ÓLEO VEGETAL,GEL AGUA DESTILADA AVEIA E OUTROS.
PROTOCOLO

Num recipiente coloque: 2 colheres de sopa de argila
1 colher de sopa de aveia
acrescente o suco da fruta
1 colher de chá de óleo vegetal
3 gotas de óleo essênciais
Mistura tudo se necessário acrescente agua destilada,até atingir uma mistura homogênia.
Esse tipo de máscara e indicada para o rosto,apenas use as gotas de óleo essênciais específico para o tratamento indicado ,tal como o tipo de argila indicado para sua função,quanto a fruta sem muitas restrinções já o óleo vegetal pode ser o de trigo.
Aplique na pele integra(limpa) deixe na pele por 20 minutos no máximo,retire com agua destilada,pois a mesma fecha os poros,ou mesmo agua corrente.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ÓLEOS ESSÊNCIAIS NA ESTÉTICA

Os óleos essenciais são de alta concentração que tem poder medicinal,por isso não se deve abusar quanto ao seu uso.Como exemplo 1 gota de óleo essêncial corresponde a mais ou menos 30 g de material vegetal,devido ao seu potencial deve-se respeitar as dose indicada para cada tratamento.Os óleos essênciais são usados por meio interno(ingestão)e externo (massagens,banhos,compressas,cremesetc...) independente do processo interno ou externo,sua penetração através da pele atinge membranas,tecidos e sistema circulatório por esse motivo seu uso através de processos externo são eficaz e tratando dessa forma até mesmo os orgãos específicos em certos tratamentos.No processo de uso dos óleos essênciais por ingestão deve-se atentar para esse tipo de uso aconselhavél para casos de doenças infecciosas como garganta,estômago ou outros,não deixando de citar o método por nebulização recomendado em problemas pulmonares.

domingo, 22 de agosto de 2010

ÓLEOS ESSÊNCIAIS

ÓLEOS ESSÊNCIAIS MAIS UTILIZADOS NOS TRATAMENTOS.

LAVANDA - Muito valioso nas suas propriedades,produzido na França,sua cor; verde amarelado claro considerado o óleo essencial preferido dos romanos.Tem efeito;estimulante,tônico,usado com muita frequência nos cosméticos,esse óleo essência tem um grande numero de óleo essêncial associado ao mesmo pelo seu aroma floral se adapta a qualquer sinergia.Na estética e indicado para pele(acne,dermatite e outros) com propriedade curativa,citofilática,calmante,analgésico e outros...

TEA TREE - Com produção na Austrália sua cor amarelado,com fragrância bem forte tais como cânfora e outros.Esse óleo essêncial e novo na aromaterapia,mais devido as suas propriedades transformou-se num excelente óleo essêncial universal,com seu poder antiifeccioso fazendo até mesmo parte do kit de primeiro socorros durante a segunda guerra mundial,através de pesquisa se comprovou a sua ação,antifungicida.Associado a outros óleos essênciaisse tem bons resultados,excelente aromático,na estética é indicado para erupção cutânea em preparação de cirurgia(na prevenção) é excelente imunológico com propriedades balsâmico,cicatrizante,imunoestimulante e outros..

PAU-ROSA - Esse tipo de óelo essencial e produzido no Brasil sua cor caracteristica e amarelo,considerado como intermediário,sendo usado recentemente na aromaterapia sem poder curativo (como os de lavanda ou tea-tree) tem sua função no trato especial da pele,sendo suave dando harmônia a sua sinergia,na estética ele e indicado para rugas,pele envelhecida,usados nas sinergia de máscara,massagens faciais e outros.Sua propriedade estimulante celular e regeneradora tecidual atuando no quadro antidepressivo e calmante.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

APSICOTERAPIA ASSOCIADA A AROMATERAPIA

O uso de certos tipos de óleos essênciais pode proporcionar alívios tais como o ALFACEMA,ROSAS,ELANGUE-ELANGUE,tem efeitos calmante usado em caso de estresse,tambem JASMIM muito bom para tratamento de ansiedade.
Esses tratamentos são adequados atráves de processo de difusão.Os óleos são manipulados para serem usados nas sessões terapêuticas,esse manuzeio associado a uma combinação de técnicas tais como meditação,yoga e principalmente a massagem,facilita dessa forma a ação penetrante dos estímulos olfativos no paciente.
A AROMATERAPIA tem como objetivo tentar fortalecer os orgãos e suas funções agindo nos mecanismo de defesa,os objetivos a serem alcançados e meramente reforçar atráves de uma terapia natural a vitalidade.

domingo, 15 de agosto de 2010

FLACIDEZ FACIAL (tratamentos com eletroterapia)

PROTOCOLO DE TRATAMENTO DE FLACIDEZ FACIAL

*Higienizar (de preferência a sabonete líquido,por meio de movimentos rotativos).
*Esfoliação ( não precisa ser profunda).

*Fazer avaliação do grau de flacidez da cliente,sempre em posição sentada ( você não consegue fazer uma boa avaliação se a cliente estiver deitada).
* Exercício respiratório (IMPORTANTE!!!)

*Ginática facial com o intuito de promover o fortalecimento dos músculos flácidos.

*Aplicação da corrente farádica( protocolo de aplicação dos eletrodos e tempo devido).

*Finalizar - produto contra flacidez com movimentos de massagem.

*Máscara para cada tipo de pele( permanecer por um período de 20 min.retirar com agua).

*Pulverizar com loção ou chá

* Aplicar filtro solar.