ESTÉTICA CIENTÍFICA

ESTÉTICA CIENTÍFICA

sábado, 31 de julho de 2010

AROMATERAPIA NA GRAVIDEZ

A gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher,devendo ela ter mais cuidados com o corpo nessa fase de sua vida.Nesse período de gestação a um aumento no sistema olfativo,que por si só faz uma proteção automática contra odores fortes.O uso do aroma na gestação e bem útil,porem com algumas restrinções,tais como saber o óleo essencial a ser usado e quais devem se evitados,nos três primeiros meses de gestação na formação do feto evita-se a exposição á toxinas ou substâncias químicas que passa na corrente sanguinea,como fator preventivo evitamos o uso de óleo essencial nos três primeiros meses de gestação,apenas os óleos vegetais são recomendados.

ÓLEOS EVITADOS NO PERÍODO DE GESTAÇÃO:

Cravo,Alecrim,Hortelã,Pimenta,Mirra,Oregano,Tomilho,Cedro e outros.Esses óleos são considerados tóxicos.

O uso de óleo essencial com propriedades emenagogas tambem devem ser evitados,por contribuir a indução do fluxo mestrual.
Manjericão,Mirra,Junípero,Salvia.

Alguns óleos essenciais com propriedades emenagogos podem ser usados ápos ao terceiro mês de gestação, numa porcentagem menor tambem.
camomila,rosa e lavanda.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O USO DO ULTRA - SOM NA ESTÉTICA

Na estética usamos o aparelho com emissão regulável entre 0,2 a 10 W/cm2.Nos procedimentos estéticos e recomendado trabalhar com intensidade menor (0,2W/cm2),desse modo alcança-se melhores resultados,incluindo tambem menos riscos.A intensidade para a emissão continua deve ser a mesma para pulsada, a sua propagação não se faz a meio gasoso,por isso recomendamos o uso do gel para contato entre a cabeça transmissora e a pele.Na estética fazemos uso do ultra-som para tratamentos de : *celulite.
* gordura localizada.
* na introdução de ativos ou cosméticos indicado para cada caso.
A ação biológica do ultra-som.

*vasodilatação
*hiperemia
*aumento da permeabilidade das membranas
*aumento do metabolismo celular
*outros

contra-indicação do uso do ultra-som.

* insulficiência cardíaca.
* trombose
* gravidez
* varicose
* processo inflamatório
* reumatismo grave

ULTRA - SOM

São ondas mecânicas que vão ser geradas por vibração periódica em meio material, o nosso ouvido não é capaz de captar ( acima de 20.000 Hz ). O aparelho de ultra-som e formado por duas partes:
1- O cabeçote emissor que emite as ondas eletromagnéticas.
2- O gerador que faz a produção de energia de alta-frequência (0,2 -3,5 Hz ).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MASSAGEM FACIAL (manobras)

AS MANOBRAS DE MASSAGEM FACIAL.
(DESLIZAMENTO,AMASSAMENTO,FRICÇÃO CUTILAGEM OU PERCURSSÃO)


Devemos respeitar a direção das fibras musculares,não esquecendo a circulação de retorno,na estética damos mais atenção aos músculos : MASSETER (na face), DEPRESSOR DO ANGULO DA BOCA(no mento),ESTERNOCLEIDOMASTÓIDES (pescoço).

Como uma massagem deve ser bem execultada deve-se saber um pouco sobre os músculos,que seram tocados pelo profissional.

Quanto a boa aplicação da massagem e importante que o profissional faça exercícios com as mãos para adquirir agilidade.

* Braços esticados para frente,abrir e fechar as duas mãos ao mesmo tempo.
* Juntar as duas mãos forçar levemente cada dedo para traz com direção ao dorso da mão.

* Força os dois braços para traz com o cotovelos flexionados,como se quisesse encostar os cotovelos nas costas.

* Exercitar cada dedo,falange por falange.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MASSAGEM FACIAL

A massagem na estética tambem conhecida como palpatória,tem a finalidade preventiva com a preocupação de conservar a beleza cutânea, por esse motivo chamamo-a de MASSOFILAXIA ESTÉTICA,esse tipo de massagem tem a função de tratar alterações e corrigir imperfeições quando e utilizada corretamente.
A massagem facial tem vários efeitos..
* aumento da secreção externa: sebácea,sudorípara removendo a capa emulsionada.
* efeito queratoplásticos por estímulo.
* vasodilatação cutânea superficial.
* aumento da temperatura local de 1 a 2 graus e por fim faz a limpeza por renovação mecânica de secreções emulsionadas.

A massagem facial é contra indicada para peles com pústula,lesões dermatológicas e outros tipos de affecções.

Ambiente prório a massagem:

* música leve e suave,em certos tipos de massagem a relaxante pode - se usar a cromoterapia ( luz azul, verde ou lilás ).O uso dos óleos essenciais são bem-vindo,dez que o profissional seja dominante da aromaterapia e suas sinergias.Para completar procure ficar em silêncio e recomende o mesmo para o cliente.

Produtos usados na massagem:

* De preferência aos mais deslizantes,pode ser em forma de creme ou óleo, estude o mais indicado para seu cliente.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DIA DA NOIVA ( passo a passo )

TRATAMENTO ESTÉTICO PARA HIDRATAÇÃO DO CORPO
(pode ser feito para dia da noiva)

COM O OBJTIVO DE PROMOVER UMA ESFOLIAÇÃO NA CAMADA CÓRNEA,COM ISSO AJUDANDO NA PENETRAÇÃO DE ATIVOS (hidratantes) COM ESSE PROCEDIMENTO FAVORECENDO O MANTO HIDROLIPÍDICO.

PROTOCOLO

1 - HIGIENIZAR

2 - ESFOLIAR ( cosméticos corporal)

3 - PREPARAR CATAPLASMA (hidratante/óleo vegetal/açucar mascavo/mel).
4 - APLICAR A MISTURA NO CORPO (fazer uso de luva)

5 - FAZER OCLUSÃO (pvc).

6 - MANTA TÉRMICA SOBRE TOALHA ÚMIDA PARA OCASIONAR SUDAÇÃO POR 30 MIN.
7 - RETIRADA DE TODO O PRODUTO ( esse procedimento pode ser por toalhas molhada, cliente continua na maca ou pode ser feita a retirada no chuveiro).
8 - FINALIZAR (massagem relaxante) COM CREME HIDRATANTE.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CORRENTE DE ALTA FREQUÊNCIA

ALTA FREQUÊNCIA:CONCEITO.

Bactericida e fungicida,usado nas desinfecções após as extrações das eflorência (acne) estimulante da circulação sanguinea..As faíscas que saem entre a superficie do eletrodo e a pele,formando a partir do oxigênio ao ar de ozônio através da corrente elétrica.E uma corrente alternada e alta frequência entre 100.000 á 200.000Hz oxilando entre 25.000-40.000V.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

LASER NA ESTÉTICA

LASER NA ESTÉTICA

O SOFT LASER He Ne,632,8 é o laser que pode ser usado nos tratamentos estéticos,quando não se há um potencial de penetração em grande profundidade,sua radiação tem a cor vermelha,tem a radiação biológica propriamente dita das celulas,pequenos estímulos se consegue grande resultados. indicado nos tratamentos faciais como ( acne,cicatrização cutânea,rejuvenecimento do rosto celulite e outros problemas..) esse tipo de laser tem até uma certa segurança, pois sua radiação é visível,ajuda a atingir o alvo previsto.
Na estética o uso do SOFT - LASER consegue-se bom resultados em cliente até 50 anos ,depois dos cinquenta os resultados são menos significativos,porem até os 65 anos de idade temos resultados razoáveis,apos devemos avaliar a idade biologica é não a idade cronológica visto que o envelhecimento e complexo e cada caso e um caso.
Devemos nos atentar a algumas proveniências ao seu uso:
*Nunca olhar direto para caneta emissora.
*Nos procedimentos faciais,segurar sempre a cabeça da cliente para não fazer movimentos.
*Proteger com óculos especiais a cliente e a esteticista.

RECOMENDAÇÕES
*fazer esse tipo de procedimento antes ou após (intervalo)de 1 hora para refeições.
*Não fazer uso de bebida alcoolicas e fumo( antes e depois do procedimento).
CONTRA-INDICAÇÃO
*Pessoas que fazem uso de arsênio.
*Problemas de tumores.
*Gestantes

domingo, 11 de julho de 2010

CORRENTE FARÁDICA EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

O corpo humano é constituido por 3 elementos instintos: os ossos que são responsáveis pela sustentação ,os músculos que recobre os ossos responsáveis por volume e tônus, e a pele que cobre ossos e músculos,a sua elasticidade seu grau de hidratação é quantidade de tecido adiposo são responsáveis pela aparência do todo..Seu estado ( corpo ) é determinado tambem por fatores externos ex: alimentação. Os vasos sanguineos tem sua funções tambem abastecendo rede hipodérmica,dérmica e papilar.
Os tratamentos estéticos atráves da corrente farádica, são muitas vezes "CONFUNDIDOS" com massagem eletrônica,á massagem pode relaxar musculo, acelerar circulação sanguinea e linfática, porém não pode enrijecer músculo ou aumentar seu volume muscular.
A corrente farádica tem finalidade provocar uma contração muscular, por meio de impulsos elétricos, ela envolve gastos de energia biológico ,por esse motivo acelera o metabolismo energéticos muscular.Na estética usamos impulsos composto que agem suavemente e tem boa tolerância pelos clientes.devemos nos atentar na colocação das placas,para se obter os melhores resultados.A pele deve estar preparada para o emprego da corrente farádica( limpa),sem nenhum tipo de produto, ela precisa vencer a resitência natural da pele, não se deve fazer procedimentos com peeling no mesmo dia, pois deixa a pele mais sensível.
Devemos nos atentar aos exercícios respiratório antes da aplicação da corrente, como tambem ambiente arejado e acompanhado de um pré aquecimento da musculatura ,esse aquecimento pode ser: infravermelho ( facial ) coberto elétrico ( corporal), associado imediatamente a aplicação da corrente farádica.
Alguns tratamento com corrente farádica:tratamento da celulite( composta, edematosa e flácida ), tratamento da mama.Na estética o uso da corrente farádica tem o objetivo de enrijecer musculatura com flacidez.

sábado, 10 de julho de 2010

CORRENTE GALVÂNICA NOS TRATAMENTOS FACIAIS

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS QUE USAM A CORRENTE GALVÂNICA.
(DESINCRUSTAÇÃO, IONTOFORESE,ELETROFORESE,ELETROLIFTING E ELETRÓLISE ).

DESINCRUSTAÇÃO COM A CORRENTE GALVÂNICA

O objetivo é ocasinar uma emulsão é com isso a retirada do excesso de sebo da pele, nos procedimentos de limpeza de pele é tambem na preparação de introdução de ativos solvido em meio aquoso por iontoforese.
O POLO? negativo : positivo.
O ELETRODO ATIVO? jacaré, rolo e gancho.
O ELETRODO PASSIVO? placa de carbono ou bastão.
NA APLICAÇÃO DO BASTÃO? colocar sob o ombro direito dentro de sachet umidecidos.
NA APLICAÇÃO DAS PLACAS? fixados no ombro direito.
OS TIPOS DE PRODUTOS UTILIZADOS? carbonato de sódio a 1%
A INTENSIDADE? 0,2 A 1mA ( ocasiona um formigamento leve)
DURAÇÃO? 10 A 15 MIN.

Utlilizado nos procedimentos de eletroquimica a desincrustação tem a finalidade de retirar o excesso de sebo na pele, em casos maiores como a seborréica ( pele oleosa) sendo desnecessária em peles alipídicas (secas). No mercado dos cosméticos existe loções desincrustante para pele lipídicas ( oleosa) e alipídicas (secas)

domingo, 4 de julho de 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS

FUNÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

DORES - BETULA, JUNÍPERO , ALECRIM , TOMILHO.

NERVOSISMO - MANJERONA, ARTEMÍSIA.

BANHO CALMANTE ( noite) - MANJERONA , CAMOMILA, LAVANDA.

BANHO ESTIMULANTE ( DIA ) -SÁLVIA , PINHEIRO

AFRODISÍACO -ILANGUE - ILANGUE ,SÂNDALO ,GENGIBRE , HOTELÃ - PIMENTA.